Taxa de Rejeição - O que é?

Todo blogueiro vive analisando as estatísticas e essa analise é muito importante pelo motivo dele saber o que precisa melhorar para que seu blog cresça. Mas entre essas analises de estatísticas existe a Taxa de Rejeição, que é um parâmetro que você pode  medir a qualidade de seu blog ( em certo termo ), que envolve diversas características desde o design ao conteúdo.

O que é a taxa de rejeição?


Você sabe o que é taxa de rejeição? Em que ela influência em seu blog? Como saber a taxa de rejeição em meu blog? Neste artigo vou mostrar as respostas para esses e outros pontos que envolvem esse assunto.

Afinal, o que é a taxa de rejeição?
A taxa de rejeição ( Bounce Rate em ser termo original, em inglês ) é a métrica utilizada para medir a porcentagem de visitantes que visualizaram somente uma página de seu blog e depois saíram do mesmo.

Ela é muito utilizada como forma de medir a qualidade de seu blog, claro que existem exceções, mas quanto menor a taxa de rejeição de seu blog, melhor pelo motivo das pessoas estarem navegando em seu blog e achando o conteúdo interessante e assim visualizando mais páginas.

Em que a taxa de rejeição influência em um blog
A taxa de rejeição possui ligação direta com os mecanismos de buscas, em especial com o Google. Vamos supor o seguinte caso, o Google enviar cerca de 10 visitantes para uma certa postagem de seu blog, sendo que somente 2 leram o conteúdo dela, os outros 8 visitantes não gostaram do conteúdo ( principalmente da introdução ) e acabaram saindo em menos de 10 segundos, daí o Google passará a desvalorizar o conteúdo de seu blog e assim você perderá posicionamento nos buscadores e receberá menas visitas orgânicas.
Com isso uma alta taxa de rejeição é altamente prejudicial ao SEO de seu blog e pode trazer diversos problemas ao seu blog.

Qual a taxa de rejeição em meu blog?
Atualmente existem ferramentas que são excelentes para analisarmos esse parâmetro, onde você pode visualizar as estatísticas de seu blog ou site de forma complexa.
Recomendo a utilização do Google Analytics  que em minha opinião é a melhor ferramenta gratuita para a analise de tráfego.

O que essa taxa indica?
A taxa de rejeição muitas vezes é entendida de forma errada, onde ela é utilizada como um meio de medir a qualidade de um blog. Mas nem em todos os casos uma taxa de rejeição elevada quer dizer que um blog ou site não possua qualidade.
É importante que você também analise o tempo médio das pessoas em seu blog, pois a relação da taxa de rejeição com essa duração pode esclarecer alguns casos. Como por exemplo, em alguns casos as pessoas buscam artigos mais específicos e leem somente ele, mas demoram muito tempo o lendo, mas mesmo assim ele será incluso na taxa de rejeição, já outro que passou apenas alguns segundos lendo e saiu de seu blog, também será incluso da mesma forma do outro que passou um tempo maior na página. Nesses casos é bom que você leve em conta esse tempo, pois se as pessoas passarem pouco tempo lendo os artigos de seu blog, aí sim o caso é mais preocupante.

Essa taxa é sempre preocupante?
Muitos levam muito a sério esta taxa, mas como disse no tópico acima, nem sempre uma taxa elevada pode ser prejudicial a um blog, quando levada em conta em relação ao conteúdo de um blog. Mas, quando a taxa de rejeição de seu blog é alta e o tempo médio dos visitantes em um blog é baixa, nesse caso você deve começar a se preocupar e buscar melhorar alguns aspectos de seu blog.
Existem alguns motivos que levam isso a ocorrer, como conteúdo que não interessa ao visitantes por meio dos buscadores, layout confuso, navegabilidade de má qualidade, conteúdo não visível para as pessoas, páginas demoradas a carregar, falta de conteúdo no blog, entre outros.
Na próxima postagem irei mostrar como diminuir esta taxa.


Você acompanha as estatísticas da Taxa de Rejeição de seu blog? Como está saindo os resultados? Deixe seu comentário.

Gostou? Compartilhe: