Dicas para escolher o template ideal para seu Blog

Escolher um bom template para um blog pode fazer com que ele ganhe mais destaque e tenha algo a mais com relação aos outros blogs que estão na concorrência do nicho a qual esse blog está presente. Acredito que expressar uma diferença em um blog é muito importante para que ele não seja somente mais um em toda essa blogoesfera, pois uma template envia informações para um visitante, não só uma imagem de um blog parecer feio ou bonito, mas existem diversas outras influências que uma template transmiti.

Dicas para escolher o template ideal para seu Blog

Um bom template deve não só ter uma aparência boa, mas deve ter uma boa navegação para mostrar o conteúdo de seu blog, onde você pode expor algumas categorias em menus, ou marcadores para deixar a template acessível e expor informações que interessam aos seus visitantes, pois caso o contrário sua template tornará muitas vezes seu conteúdo irrelevante.
Construa uma identidade visual para seu blog

Relacione o layout com o conteúdo
O primeiro passo para a escolha de um bom template é levar em conta o visual dele com o nicho que esse blog pertence, para que eles se relacionem e não percam a conectividade essencial entre eles. Este ponto deve ser levado muito a sério na escolha de uma template, principalmente pelo motivo de relacionar as cores e o layout da template com o conteúdo do mesmo, pois você deve manter uma sincronia entre os dois, um exemplo é um blog que publica conteúdo motivacional, caso ele tenha cores muito fortes, e abuse de certas cores "inadequadas" certamente esse blog irá de algum modo desagradar o leitor, mesmo que o conteúdo sempre de qualidade, pois essas cores não possuem ligação com as informações desse blog.
Como escolher um nicho correto para um Blog

Não despreze a acessibilidade
Um boa template é aquela que facilita e agrada os visitantes, por isso você deve sempre procurar por meio dela expor caminhos para as pessoas navegarem de forma facilitada em seu blog. Isso faz com que seu blog não seja rejeitado, ou seja quando um visitante acessa uma página ele procura ler outros conteúdos que interessam a ele e caso você não ofereça esse conteúdo ele fechará sua página logo após ler somente a página que ele acessou primeiramente, o que aumenta a taxa de rejeição de seu blog.
Os elementos mais importantes de um bom template
Existem alguns elementos que acho que são essenciais para a escolha de uma boa template para seu blog, onde você deve procurar agregar valor ao conteúdo de forma que agrade e conquiste cada vez mais leitores fidelizados para o seu blog. Abaixo veja quais os pontos principais que você deve levar em conta para a escolha de um tema de seu blog:
  • Usabilidade: A usabilidade de um blog está ligada a facilidade e a interatividade entre o blog e o visitante ou leitor. É muito importante que você não despreze esse quesito, procure sempre deixar o carregamento de seu blog de forma rápida, procure também tornar a leitura agradável, escolhendo fontes bem legíveis e utilizando cores nelas que não acabem deixando a leitura sem foco, deixe seu blog com poucas publicidades para não tirar a atenção da leitura.
  • Padrão do nicho: É muito importante que sua template não seja distanciada do nicho de seu blog, ou seja que não contenha relação com o padrão que impera sobre o nicho que seu blog está situado. Algo muito importante para um bom blog é inovar e diferenciar-se dos demais, mas claro não procure inovar de forma muito constante ou que acabe tirando a adaptação que seu público já tem, pois isso poderá fazer um efeito contrário em seu blog.
Conclusão
A template tem diversas funções em um blog e em especial possui a função de conquistar novos leitores fiéis para seu blog, que é aquele tráfego qualificado que cerca seu blog, este tipo de tráfego é o mais importante para um blog e que não deve ser desprezado. Por isso procure escolher uma template que realmente possua relação com o conteúdo de seu blog e assim consiga ter uma grande tráfego em seu blog.

Gostou? Compartilhe: