Dicas para criação de um blog profissional

Se você possui o objetivo de ganhar dinheiro com um blog, promover um produto ou serviço, ou seja trabalhar em casa, é necessário que você desenvolva um blog profissional para que assim você consiga alcançar suas metas.

Criar um blog profissional

Se tornar um ProBlogger é um sonho para diversos blogueiros, pois "viver" de um blog, trabalhando em casa é algo que muitas pessoas desejam e se motivam a buscar a conseguir tal objetivo. Mas para o sucesso de um blog é necessário que ele seja profissional, de uma maneira ou de outra, profissionalizar um blog é algo muito importante.

Para isso é necessário muito estudo, muito trabalho, dedicação, investimento e paciência. Se você pensa que basta somente criar um blog, produzir alguns artigos e adicionar anúncios para ganhar dinheiro, mais cedo ou mais tarde você irá se frustar com isso e irá desistir de prosseguir com seu blog, assim como muitos outros que não passam dos famosos três primeiros meses de vida.

Abaixo vou mostrar alguns pontos que são muito importantes para o desenvolvimento de um blog profissional e que seja bem sucedido futuramente.

Conhecimento
O conhecimento é a base de um blogueiro de sucesso, pois é a partir de seu conhecimento que você irá produzir os seus artigos, isto é óbvio, mas muitas pessoas criam blogs onde muitas vezes desconhecem da área e de forma óbvia também não irá conseguir alcançar seus objetivos. É muito importante que um blogueiro seja focado nos estudos para que passe a dominar o conteúdo que envolve a sua área, pois a internet é algo que vive em constante mudanças e evoluções e um bom blogueiro deve sempre estar ligado em tudo que ocorreu e no que ocorre para que assim expanda seus conhecimentos e produza conteúdo de qualidade para seu blog.
Conhecimento - A peça chave de um bom blogueiro

Planejamento
É muito importante que você planeje a criação de seu projeto, onde você deve pensar em tudo que pode adicionar a seu blog para torná-lo mais profissional e para que ofereça diferencial quando você comece a trabalhar de forma mais intensa nele. O planejamento envolve o que você irá tratar em seu blog, como irá monetizar seu blog, como seu projeto será chamado, entre outras diversas características que envolvem tal planejamento.
Planejamento - O primeiro passo para um grande blog

- Escolha do nicho
A escolha de um nicho é muito importante pois se trata do que você irá tratar em seu blog, é necessário que você escolha um tem que você goste ou que possui algum conhecimento básico, pois essa escolha irá abranger todo o conteúdo que você irá publicar em seu blog, procure escolher um nicho que seja equilibrado, não muito abrangente ou não muito restrito, pois caso escolha um tema muito abrangente você irá ter com certeza uma grande concorrência, o que dificulta muito que você possua um grande tráfego e que também requer muito trabalho, pois irá precisar que você publique conteúdo com uma frequência maior, o que pode dificultar caso você seja um único postador em seu blog, o que necessitará de uma equipe em alguns casos. Em outro lado caso escolha um tema muito restrito, você poderá sofrer com a falta de conteúdo ou que possui um tráfego não muito massivo.
Como escolher um nicho correto para um Blog

- Escolha de um nome
Após escolher um nicho que você acha ideal, é necessário que você escolha um nome para seu blog. Procure escolher um bom nome para seu blog, que se relacione com o que você irá tratar em seu blog e que seja relevante para os mecanismos de buscas.
Leve também em consideração que futuramente você terá que comprar um domínio próprio para o seu blog, onde ele deve ser relacionado com o nome de seu blog, por isso procure verificar se existe nomes de domínios disponíveis para que você utilize.
Dicas para a escolha de um nome para seu Blog

Escolha uma plataforma
A escolha de uma plataforma também é algo muito importante e que você deve levar em consideração, como sabemos existem duas grandes plataformas que são mais utilizadas e mais profissionais, que são o Blogger e o WordPress. Existe uma grande polêmica, onde alguns blogueiros dizem que a plataforma Blogger não é profissional, mas em minha opinião a plataforma Blogger é excelente e qualquer pessoa pode desempenhar um bom trabalho nela, eu mesmo conheço diversos blogs de grande qualidade na plataforma. Mas acredito que o Blogger é inferior ao WordPress principalmente pela grande quantidade de ferramentas, funções e benefícios que ela oferece.

Escolha um template de qualidade
O design de um blog é muito importante para que um blog seja agradável e conquiste pessoas, assim possuindo um público fidelizado. É necessário que você procure deixa o layout de seu blog simples para que as pessoas naveguem em seu blog com facilidade, procure escolher cores que deixam o seu blog mais profissional, adicione fontes agradáveis para agradar a leitura, o importante é que você busque conquistar as pessoas por meio do visual agradável.
Dicas para melhorar a acessibilidade em seu Blog

Pense diferente
É muito comum ver em determinados nichos da blogoesfera um certo padrão, seja no conteúdo, seja no visual dos blogs, etc. Isso não é algo a fazer com que um blog acabe não tendo sucesso, mas em minha opinião caso você desenvolva um diferencial, com certeza você obterá destaque e será reconhecido na internet, por isso procure sempre ser original, pois essa é a essência do sucesso.

Gostou? Compartilhe: