Como atrair seus leitores a ler seus artigos até o fim

Um conteúdo bem escrito consequentemente irá fazer com que um visitante ou leitor se agrade de todo o seu blog e passe a segui-lo. Uma postagem em seu blog deve ser atrativa não só para fazer com que as pessoas cliquem quando procurem determinado assunto, mas também para atrair as pessoas a lerem tal postagem por completo.


Atrair a continuação da leitura.


Um artigo obterá mais valor e reconhecimento quando atrai o visitante para um conteúdo que o interessa e também quando o agrada por meio da leitura. Um bom texto também faz com que as pessoas o comentem e recomendem o mesmo de forma espontânea, o tornando assim um conteúdo relevante.
Mas escrever um artigo desta maneira é uma tarefa que requer muita atenção, abaixo vou mostrar algumas dicas essenciais para o desenvolvimento de artigos de qualidade.

Desenvolva um título chamativo e um bom primeiro parágrafo
O título com certeza é a peça mais importante para atrair o leitor a página da postagem, por isso procure o otimizar ao máximo para assim chamar a atenção. Por isso dedicar-se a criar bons títulos é fundamental. A maioria dos visitantes apenas lê os pontos mais destacados da postagem, como o primeiro parágrafo, o início dos tópicos, marcadores, lista numerada e o último parágrafo. Procure escrever um primeiro parágrafo como uma introdução assim você de alguma forma convida a leitura de todo o resto do artigo.

Divida o artigo em seções
Assim como estou fazendo neste artigo, uma boa forma de deixar a leitura menos cansativa e mais agradável é separar seu artigo em seções, tópicos, subtítulos, notas, entre outros. Certifique-se que cada seção trata de determinado assunto e que tenha verdadeira relação com todo o artigo. Se cada seção mostrar algo que interesse ao leitor ele certamente irá ficar curioso sobre a próxima seção e assim irá continuar lendo.
Ofereça destaque a essas seções, utilize de uma cor diferente, deixe esses pontos em negrito, pois são formas de chamar a atenção do leitor. Os leitores dão preferência em artigos separados por seções do que os  separando somente por meio de parágrafos, pois isso deixa o leitor de alguma forma cansado.

Boa escrita é essencial
Escreva para seus leitores não foque somente em desenvolver artigos otimizados para os mecanismos de buscas, pois se seu artigo for relevante consequentemente os buscadores irão encontrá-lo. Para isso siga os pontos abaixo:
  • - Escreva textos originais e mostrando o seu próprio ponto de vista.
  • - Seja conciso enquanto escreve, desenvolva artigos claros e objetivos para poupar mais a leitura.
  • - Não cometa erros ortográficos, uma boa dica é que ao termino do artigo você o releia para verificar isso.
  • - Verifique se seu conteúdo é único, pois é uma excelente forma de chamar não só a atenção de mais leitores mais também pode ser uma forma de mostrar profissionalismo e criatividade em seu nicho.
Formatação
Muitos blogueiros muitas vezes desprezam essa ferramenta, mas acredite um texto bem alinhado, com fontes agradáveis e com cores bem definidas podem não só ajudar na leitura mais também mostra a organização de seu blog. Sendo assim muitas vezes o visitante pode preferir seu blog entre os demais de seu nicho pelo motivo de você preservar a boa leitura em seus artigos.

Desenvolva uma boa conclusão
Você deve encerrar o artigo sem quebrar o fluxo da leitura. Um texto bem escrito deve terminar com uma análise de todo o assunto de forma comprimida. Você também pode inserir alguns artigos como recomendação e que podem interessar a quem acabou de ler, essa é uma boa forma de também diminuir a taxa de rejeição de seu blog. 

Conclusão
Escolha um título atraente, otimize o primeiro parágrafo fazendo com que ele atraia a leitura de todo o artigo, utilize de seu tom pessoal para mostrar sua personalidade e deixar a leitura mais "leve", preste bem atenção na escrita de seu artigo, utilize de todas as ferramentas disponíveis que possa auxiliar na escrita, use também uma boa formatação, com uma boa fonte, utilizando do negrito, itálico, etc, quando necessário. 

Gostou? Compartilhe: