Dicas para melhorar a acessibilidade em seu Blog

Um grande problema que afeta a muitos blogs é a falta de acessiblidade, onde muitos blogueiros não pensam nos visitantes e como eles vão reagir, assim formando uma grande taxa de rejeição.
É muito importante que seu blog esteja bem otimizado, com um bom e agradável layout e claro que ele esteja sendo divulgado constantemente.

Deixe seu blog acessível a todos.

Você também deve entender que não adianta que você divulgue seu blog, se quem visita o mesmo não seja bem recebido, é necessário que esses visitantes queiram ficar, assim eles se agradarão de seu blog e irão retribuir rcomendando, adicionando aos favoritos, assinando feed, se tornando leitores assíduos.

Não espante quem visita seu blog
Muitos blogueiros colocam players de música ou vídeo, que iniciam automaticamente e acaba assustanto os visitantes, ou abusam de imagens, muitas vezes gifs que chamam muita atenção, mais do que o próprio blog ou assunto dele, que tira a atenção do visitante. Utilize do que seja necessário em seu blog e sempre com moderação.

Deixe o seu blog "leve"
Outro fator que desagrada e abusa a muitos visitantes é o carregamenento da página, pois muitos não possuem conexão de internet de boa qualidade, ou seja, lentas e poderão não acessar o seu blog devido ao grande número de dados que a página contém, como falei no tópico acima, muitas vezes as páginas possuem muitas imagens, players de música e acabam prejudicando totalmente todo o blog.
Você pode analisar a performance de carregamento de seu blog com o GTmetrix.

Evite adicionar widgets/gadgets ou scripts desnecessários ao seu blog
Também é muito comum na blogoesfera ver alguns blogs abusando de gadgets ou widgets desnecessários e acabam deixando o carregamento da página muito demorado, como por exemplo previsões do tempo, relógios, muitos banners em fash, animações, mensagens, etc, por isso utilize somente do útil e necessário. Scripts também são muito comuns, vários de efeitos, como de neve, cursor do mouse cheio de acessórios, muitas vezes esses scripts interrompem até o carregamento da página ou travam os navegadores.

Template organizado e fácil de navegar
Um ponto que agrada a muitos visitantes de um determinado blog é o template, a sincronia de cores muitas vezes encantam aos visitantes, mas podem deixar os visitantes confusos tanto em uma leitura ou na navegação do blog.
Deixe o seu template com uma boa estrutura, com poucas imagens, com um esquema de cores agradável e que destingua a navegação.


E você utiliza de alguma forma acima pra deixar seu blog acessível? Conhece mais alguma? Comente!

Gostou? Compartilhe: