FTP - File Transfer Protocol

FTP

Você sabe o que é FTP ?
FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos) e constitui uma forma de transferência de arquivos entre computadores localizados numa rede que pode ser a própria internet ou uma rede local.

Como ocorre a transferência de arquivos
Ocorre quando um usuário solicita uma conexão com o servidor utilizando um programa específico capaz de trabalhar com o protocolo FTP.
Neste caso o computador que solicita o acesso é chamado de Cliente e o computador que recebe a solicitação é chamado de Servidor.
Para que a conexão seja estabelecida entre os dois é necessário que o computador que solicita a conexão, informe um nome de usuário e senha para o acesso.
Uma vez que o computador tenha estabelecido a conexão, cria-se uma espécie de caminho chamado porta, onde os arquivos são trafegados, podendo ir e vir por esta rota.

Modos e Interfaces
O protocolo subjacente ao FTP pode rodar nos modos interativo ou batch. O cliente FTP fornece uma interface interativa, enquanto que o MIME e o HTTP usam-no diretamente. O protocolo permite a gravação e obtenção de arquivos, a listagem da pasta e a alteração da pasta de trabalho.
Lista de clientes FTP

Windows

Mac

Linux

Outros

Gostou? Compartilhe: